quarta-feira, 7 de abril de 2010

Etnografias de um métier

Vigésima Sétima Reunião Brasileira de Antropologia — 1 a 4 de agosto de 2010, Belém (PA)

Chamada de trabalho para o GT 36:

Etnografias de um métier: Modalidades, espaço, dramas, redes e personagens da prostituição

Coordenadores:

Helio R. S. Silva (LeMetro/IFCS/UFRJ INCT-INEAC) hrss.voy@terra.com.br

Soraya Silveira Simões (Clersé/Univ. Lille; INCT-INEAC) sosimoes01@gmail.com

Resumo:

Reconhecida no Brasil como "ocupação", a prostituição nos faz lembrar a pergunta de Everett C. Hughes: Em que circunstância os membros de um métier lutam para transformá-los em profissão? Aqui, porém, o drama do trabalho mistura-se com o ilegal, o ilícito, o imoral. Nas cidades, a oferta desses serviços inscrevem-se em regiões morais que são, em certos casos, decretadas oficialmente (Wallen, Amsterdã), em outros, expurgadas pelos projetos de "renovação urbana" (Mangue, Rio de Janeiro), ou, ao contrário, reforçadas para viabilizar certo controle (Yoshiwara, na antiga Tóquio; Vila Mimosa, no Rio atual).

Este GT visa a reunir trabalhos etnográficos sobre os variados contextos e modalidades da prostituição masculina e feminina, seja através da dramaturgia social e dos ritos de incorporação e construção de seus personagens (o bofe, a cafetina, o cafetão, o garoto e a garota de programa, o scort, o michê, as travestis, as transexuais, o cliente), do repertório simbólico criado e acionado; dos espaços onde os participantes encarnam seus papéis (ruas, termas, clubes privês, casas de massagem, zonas, pensões, hotéis, motéis, cinemas, drive-ins, postos rodoviários) e exibem-se na cena pública. A cidade, os desejos e suas práticas, as profissões, as mobilizações e as políticas públicas que visam a controlar os corpos e os comportamentos ou a reorganizar o espaço citadino — com intervenções urbanísticas, medidas de segurança ou repressão — integram, pois, o horizonte proposto neste GT.

A submissão dos resumos poderá ser feito pelo sito da Vigésima Sétima Reunião Brasileira de Antropologia, aqui, até o dia 10 de abril.

Nenhum comentário: